Vitamina B12

Vitamina B12

Muito importante e vital é alguém com dieta vegetal consumir vitamina B12.

A vitamina B12 pertence ao grupo das cobalaminas, denominação que remete para os seus iões de cobalto positivos centrais e esses são os únicos compostos naturais que contêm cobalto. A vitamina B12 e a cobalamina são sinônimos, são substâncias cristalinas, sem odor, de cor vermelha escura, sensíveis ao calor e á luz.
Só existem duas vitaminas que as plantas não criam, vitamina B12 e vitamina D.

A vitamina D criada por animais(humanos) quando á exposição ao sol, a B12 não é produzida por plantas nem por animais, é produzida por microorganismos que cobrem a Terra. Assim poderíamos conseguir a B12, bebendo água num riacho de uma montanha ou água do poço, contudo num mundo moderno e desinfectado quase que não é possível obter a B12 desse modo.

Mas temos que obter a B12 de alguma forma, os nossos semelhantes “símios” vão buscar a B12 aos insectos durante a ingestão de fezes. Seguir o exemplo???? ok, alternativas…

Assim uma suplementação de 2,4 μg / Dia  de B12 é de todo acessível a todos os bolsos, ou alimentos reforçados de vitamina B12 todos os dias o que não é fácil para um vegetariano e vegano. Alimentos que estejam em contacto com a terra como cenouras por exemplo, contudo a lavagem dos mesmos resultará de uma B12 quase nula,o trigo/cerveja contém B12 , algas(nori), alguma soja ou uma sopinha de miso também contem B12 mas em quantidades muito reduzidas.

Resumindo, aconselhamos o uso da suplementação.

Publicado por

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

X