Spirit of 78, Ironman sem sacrifício animal

Spirit of 78, Ironman sem sacrifício animal

É possível estar no desporto sem sacrifico animal seja numa prova de 10km assim como no que é chamado a prova mais dura de endurance num só dia, IRONMAN.

 

Introdução da Prova e motivação…

Tive conhecimento do Spirit of 78, um evento de distância Ironman que culmina num tributo aos primeiros Ironmans, os primeiros atletas a quebrar a distância de Nadar 3,8 km, Pedalar 180 e Correr 42km em 1978 no Hawaii.

Estava muito bem escolhido o evento, tinha 6 meses de preparação. Treinos e nutrição, sim nutrição e toda ela Vegana. Fazer todo o percurso e preparação do mesmo sem sacrifico animal, esse era o grande desafio ser IRONVEGAN.

spiritof78
Evento Ironman

 

Decorrer da Prova, Planeamento vs Realidade

Natação

Para o primeiro segmento tive em consideração a duração entre a ultima refeição ( pequeno almoço) e o momento da partida. Pessoalmente não me é agradável comer muito ao pequeno almoço e no dia da prova não iria alterar o hábito. A prova iria ter o seu inicio por volta das 8:00.
Tomei o meu pequeno almoço, fruta e café pelas 6:30 e meia hora antes da partida ingeri o primeiro gel, que continha 100kcal e 30 gr/hdr. Habito já recorrente anterior a uma prova.

Ironman - Ironvegan
Ironvegan Spiritof78

Ciclismo

A Nutrição deste segmento é fundamental e a hidratação não pode ter nenhuma falha. Treinei no percurso da prova tanto a parte técnica do percurso como a nutrição em treinos de 60/90/120km.

Este evento não é um Ironman como vemos diariamente em imagens e vídeos partilhados pela internet com abastecimentos no decorrer da prova. Neste evento toda a nutrição estaria ao encargo de cada participante.

O percurso era circular e voltaria á partida em cada 30 a 30 km, assim planeei apenas 3 reabastecimentos. Neste segmento onde teria que estar sempre bem durante os 180km teria também que preparar o segmento de corrida, os 42km da Maratona que viriam a seguir.

A estratégia era colocar em prática o que tinha treinado e dar ao corpo o que estava habituado, assim como nas corridas de ultras distancias iria tentar manter as 200/300 calorias e 90 hdr / hora.

Na saída do segmento de natação optei por não repetir o gel e alternar por gomas energéticas, o sabor é optimo não preciso de ingerir água para a sua digestão e já me dava os primeiros carbohidratos que iria precisar para este segmento que estava planeado para durar perto de 6 horas.

A Natação teve 4,2k m e sabia que com o pouco de corrente que se fazia sentir iria demorar perto de 55’’ a uma hora.

O carboidrato seria a principal fonte de combustível durante toda a prova não poderia facilitar e deixar o tanque chegar á reserva ou vir a sentir sede, tinha que ter precaução e apenas colocar em prática o que tinha treinado.iso

Com dois bidons com isotonico e alternado os geis com gomas energéticas teria sempre o combustivel pretendido 200/300 calorias e 90/hdr por hora.

Proteina????

Defendo que durante o exercicio não é necessario recorrer á proteina, por norma nunca o faço, contudo tinha planeado a meia do segmento de ciclismo que iria fazer um reforço nutricional.
Ao km 120 do ciclismo iria tomar uma barra de 20gr de proteina, pessoalmente não consumo a “banana”, todo o potassio que preciso já vem no isotonico.
Esta paragem foi planeada pois faltava uma única volta para acabar o ciclismo e os ultimos 15 km já vinha a preparar a entrada no segmento de corrida.

Aqui usei uma tecnica que uso em eventos longos acima das 6/8 horas que é o reforço com o recovery. No meu caso o recovery em pó juntamente com água que por um lado é um desenjoar dos geis e gomas e por outro o sabor era novo que me cria algum estimulo e sensação prazerosa.

O recovery que tomei foi com 250ml de água pois estava a acrescentar ao planeado e não queria “encharcar” o estomago.

Estava a consumir perto de 250 calorias e 400mg de potassio e 40gr de Hdr, de um sabor divino a chocolate que deu uma energia extra para a ultima volta.

Não sou de sentir aquele vazio no estomago porque nunca espero para sentir fome ou sede e as gomas energéticas que consumo, são de facil absorção e sólidas.

Este segmento foi feito com 5:40 menos 20 minutos do que o planeado.

No total ingeri: 3 geis + 3 gomas (1×6) + 6 bidons de isotonico + 1 recovery

Ironvegan - Ironman
Spirit of 78 – Triatlo Ironman

Corrida

Ultimo segmento e o plano era o seguinte:

Dentro do tempo previsto ou com mais horas, disfrutar e parar sempre que fosse necessário.

Abaixo do tempo previsto ,arriscar um pouco mais na ultima metade da prova mas até lá tudo tinha que estar operacional.

Não variou muito do segmento de ciclismo, gel alternando com gomas energeticas a cada 40 minutos, sempre uma garrafa de agua na mão para ir molhando a boca e dar uma sensação agradavel e prazerosa á mente, e tentar aplicar o pace que tinha previsto.

Devido ao impacto que tem a maratona no estomago e desgaste de 7 horas que já vinha acumulado seria muito dificil ingerir 90 gr de HDR/hora. Optei por reduzir para 50 e ir por sensação.

A meio optei novamente por um pouco de recovery e comecei a ingerir um pouco de coca-cola para tirar o sabor ao geis e gomas que mesmo sendo super agradavel o padalar a um pouco de acidez já vinha a ser muito.

Até ao final foi mantendo o ritmo e o planeado.

Foram 10:50 menos 1:10 do que tinha planeado.

No total ingeri: 3712 calorias / 957.2 Hidratos e 22gr de Proteina

10 Saquetas de Isotonico + 6 saquetas de gomas + 6 geis + 2 recoverys + 1 cola +1 Barra

 

Usei apenas 3 suplementos: Geis, Gomas e Isotonico

Extra: recovery + coca cola

 

Relembro que o Spirit of 78 é um evento de distância Ironman, onde o transito não esta fechado tanto no ciclismo como na corrida.Não existem abastecimentos pela organização nem apoios no decorrer da prova. Tudo tem que ser planeado pelo atleta e o seu staff.

O segmento de Natação tem que ser entre a margem e a boia de sinalização sem nunca entrar no canal de circulação de barcos e a corrente era ligeira mas favoravel.

No total foram 4,3km de Natação , 180km de ciclismo e 42,1 de Corrida

Todos os suplementos usados são veganos, toda minha preparação foi feita sem sacrifio animal e a mensagem e o obejctivo foram esse:

É possivel estar no desporto sem sacrifrio animal seja numa prova de 10km assim como no que é chamado a prova mais dura de endurance num só dia a distancia IRONMAN.

 

Publicado por

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

X